tag:blogger.com,1999:blog-8307003815408775324.post5549415842045979130..comments2023-04-08T19:38:15.892-03:00Comments on Diatomáceas da Lagoa: Coxinhas X Boys: a última fronteira da luta de classes.Ângelo Emílio da Silva Pessoahttp://www.blogger.com/profile/05435829930279856279noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-8307003815408775324.post-27738571045545290192018-10-17T19:23:16.975-03:002018-10-17T19:23:16.975-03:00Olá Leonel, boa noite.
Só agora vi o seu comentár...Olá Leonel, boa noite.<br /><br />Só agora vi o seu comentário.<br />Pois é, uma coisa que comentava com Paulo Valadares tempos atrás é que nossa colonização parecia ter criado um "óleo" que "amaciava" os conflitos, o que Gilberto Freyre chamava de "equilíbrio de antagonismos", que se daria no contato privado entre senhores e escravos e que se constituiria no "espaço freyriano". Digo parecia, porque de tempos em tempos esse óleo resseca e as engrenagens rangem poderosamente, ameaçando travar a máquina ou quebrá-la de uma vez. <br />Acho que a CLT (curiosamente tendo como uma das fontes a Rerum Novarum) e as políticas lulistas foram, talvez, os últimos óleos que amaciavam a máquina. <br />Num outro lugar (Terras de História) escrevi uma coisa chamada "Da visibilidade à transformação social", que advogava a tese de que à medida em que os movimentos de visibilidade (negros, gays, mulheres) e outros haviam desnudado as opressões, as resistências autoritárias teriam que, necessariamente, emergir, porque se não houvesse reação, Gilberto Freyre estaria correto, ou seja, nossa sociedade teria obtido realmente o tal equilíbrio de antagonismos. Daí, se os movimentos ficassem no âmbito estrito da visibilidade, sem aprofundar a transformação social, talvez provocassem uma reação violenta. Parece que os movimentos ficaram na brigalhada miúda e não conseguiram divisar esse quadro social mais fundo. <br />Outrossim, o peso da relação entre os interesses internacionais (e seus lacaios locais) é bastante ponderável desde os tempos de Frei Vicente do Salvador...<br />Bom, imaginei um "espaço pós-freyreano", onde todos os anteparos fossem removidos e as classes se vissem uma diante da outra, sem antolhos e sem "zona de confraternização". Curiosamente, creio que o movimento coisista carrega essa contradição dentro de seus intestinos infernais. Talvez nossas classes médias, que odeiam cotas e bolsa família, se arrependam rapidamente de sua cegueira. Aprendizes de feiticeiro nunca terminam bem as suas aventuras.<br />No mais, quem sabe as coisas tivessem de chegar mesmo a esse ponto para que o país explodisse o velho pacto pós-escravista?<br />Onde a merda vai dar?<br />Bom, aí é missão para a taróloga e quiromante Gildette Füchs Chevallier de Obaluiaê.<br /><br />"E as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas" (Os fundadores da filosofia da práxis).<br /><br />Nessas relações recíprocas, a amizade de vocês é um valor que está acima da parte mais comezinha da vida.<br /><br />Abraços.<br /><br /><br />Ângelo Emílio <br /><br />Ângelo Emílio da Silva Pessoahttps://www.blogger.com/profile/05435829930279856279noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8307003815408775324.post-60614868760532940832018-10-15T20:28:48.249-03:002018-10-15T20:28:48.249-03:00Assim pudessem coxinhas e boys se matar uns aos ou...Assim pudessem coxinhas e boys se matar uns aos outros! As elites que aplaudem hoje a perspectiva do retorno à barbárie "reabilitariam a escravidão", e não no sentido defendido por Jacob Gorender. Não se trata do passado, mas da crueza sem paralelo do presente que se nos apresenta vivamente aos nossos olhos, ouvidos e demais sentidos. Pior cego não é só aquele que não quer ver, mas aquele que não quer ler, que não quer ouvir, que não quer pesquisar, que não quer debater!<br />Sua leitura é sempre um choque de realidade, vibrante, consciente, nua e crua a desnudar o real-concreto. É uma pena que poucos possam interpretá-la adequadamente, pois a pouca leitura que grassa em nosso país é sempre um convite a aceitar os fatos como já consumados. Oxalá nosso futuro não seja tão sombrio!<br />Um grande abraço, querido amigo!<br />Leonel de Oliveira SoaresAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/17185088105480585359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8307003815408775324.post-13869489846716338052014-07-17T11:58:46.717-03:002014-07-17T11:58:46.717-03:00A boçalidade como modo de vida!
Bem observado.
Um...A boçalidade como modo de vida! <br />Bem observado.<br />Um dado comum e muito grave, a ação dos coxinhas e dos boys é tomar pra si tudo que puderem, destruir tudo que os impede e foda-se a sociedade. <br />Evidentemente eles não chegaram a esta conclusão por conta própria, não tem consciência disso, apenas reagem por instinto o sistema e a natureza fazem o resto.<br />“Homem primata, Capitalismo Selvagem”.<br />Existe um agravante no caso dos coxinhas, eles tem mantenedores, que podem considerar seu comportamento pouco lucrativo ou incomodo, mas, mesmo assim, protegem e financiam seu comportamento.<br />O dinheiro manda.<br />É um buraco largo e profundo da sociedade, que ainda causará muito sofrimento.<br />Lastimável! <br />Ivan Leardinihttps://www.blogger.com/profile/00489119515639034336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8307003815408775324.post-8814813070011636222014-07-17T11:43:53.818-03:002014-07-17T11:43:53.818-03:00Ângelo,
Bela análise do momento em questão e das ...Ângelo,<br /><br />Bela análise do momento em questão e das manifestações, estas, antigas e atuais, tomara que a luta construa outros entes para esta terra.<br />Abraço<br />José Carlos Guirelihttps://www.blogger.com/profile/00135312495468923080noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8307003815408775324.post-66942887477668941532014-07-16T19:47:35.710-03:002014-07-16T19:47:35.710-03:00Foi-se o tempo em que eu gostava de comer coxinhas...Foi-se o tempo em que eu gostava de comer coxinhas e queria ser boy! Esperando o retorno de JediSérgiohttps://www.blogger.com/profile/13273984828290062835noreply@blogger.com